Adegas e Produtores

Colares

A Região Demarcada de Colares, criada em 1908, com uma área pequena em comparação com outras regiões vinhateiras do país, viria a destacar-se na viragem do século XIX para o séc. XX pela elevada percentagem de vinhas ramisco cultivadas, que ocupavam grande parte da superfície.

Em 1931, com o objetivo de garantir a qualidade e a origem dos produtos vinícolas da região, foi fundada a Adega Regional de Colares.

Inicialmente fundada por 81 sócios, é a adega cooperativa mais antiga do país, e viria, nos anos subsequentes, a registar um aumento considerável de membros.

Em 1934, através do Decreto-lei n.º 24.500, de 19 de Setembro – considerado por muitos como a verdadeira Carta Magna do Vinho de Colares – reservou-se à Adega Regional de Colares o exclusivo da fabricação do vinho, ao mesmo tempo que se estabeleceu a obrigatoriedade de um estágio não inferior a dois anos, por forma a garantir as qualidades deste produto vinícola.

Nas décadas subsequentes, a mão-de-obra cara, o plantio difícil nos terrenos arenosos, a crise na viticultura, o aumento do pinhal em detrimento da vinha e o avanço da urbanização constituíram, entre outros, factores para o decréscimo da produção do ramisco.

Atualmente, além da Adega Regional de Colares, existem outras adegas e produtores individuais de vinho de Colares. 

Agenda da Região de Colares

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Adega Beira Mar

A aldeia das Azenhas do Mar possuía algumas das mais antigas adegas particulares do denominado Vinho de Colares. Destas conhecem-se as pertencentes a Luís Augusto e Manuel José Collares que, já no distante ano de 1848 fabricavam e comercializavam vinho da sua lavra.

Adega Visconde Salreu

Impulsionado pelo sucesso dos vinhos de Colares, em 1921, o Visconde de Salreu erigiu, no Banzão, umas caves de grandes dimensões, projetadas pelo arquiteto Norte Júnior.

Adega Cooperativa Regional de Colares

Em 1931 foi fundada a Adega Regional de Colares que atualmente reúne mais de 50% da produção da região e mais de 90% dos produtores. Esta Cooperativa exerce há mais de 80 anos uma função social de grande importância na atividade agrícola da Região.

Adega Viúva Gomes

Situada na aldeia de Almoçageme, esta adega é uma das mais antigas produtoras de Vinho de Colares.

© 2017 Rota dos Vinhos
BUCELAS CARCAVELOS COLARES